08.26.08

Embrace your inner child!

Posted in Toys at 5:20 pm by BP

Updated: now with video! Enjoy!

Antes de mais nada devo ressaltar que se as crianças brasileiras dos anos 80 tivessem brinquedos dos seus heróis japoneses com essa qualidade, suas infâncias teriam sido ainda mais coloridas e divertidas (afinal, todos que nasceram nesta década se lembram felizes e orgulhosos de quando eram crianças). O máximo que tivemos por aqui foi um boneco em versão cheap e deluxe (sendo este último nada mais do que o corpo do Robocop pintado com as cores do Jaspion) e alguns carrinhos e tanques que eram reaproveitados de outras linhas de brinquedos da Glasslite.

No Japão a coisa foi bem diferente. O Gaibin que tenho em mãos é um brinquedo robusto, cheio de engenhosidade. Sem dúvida alguma se eu o tivesse quando criança ele não teria sobrevivido 23 anos. Na verdade não teria durado nem 23 dias na minha mão.

Tudo aquilo que você viu na telinha ele faz. Começando pela ejeção do Gaibin Jet. As duas “tampas” que cobrem as asas podem ser abertas com as mãos. Para desprender o Jet (que fica preso em um pino de metal) você aperta um discreto botão preto na base do estabilizador vertical.

Após isto basta puxá-lo para cima. O desdobramento das asas ocorre da mesma forma que na série, bem como a transformação dos elevadores em estabilizadores verticais. Os trens de pouso traseiros ficam escondidos nos canhões nas pontas de cada asa.

O Tank se fecha e o resto de sua transformação acontece. O maior destaque nesta parte fica por conta das esteiras. O botão amarelo (e nada discreto) em cima do compartimento das esteiras é responsável por abaixá-las.

Mas não para por aí! Lembra-se de quando o Gaibin ia escavar e as rodas da frente eram recolhidas para que ele pudesse alterar o ângulo de escavação? O mesmo pode ser feito aqui. É tanque para todo tipo de terreno :)

Esteiras configuráveis

O sistema que permite ao Gaibin abrir e fechar é bem bacana. Algumas partes são feitas de metal, o que deixa o modelo bem pesado e dá a sensação de robustez.

O produto, que não é lacrado, ainda está na caixa (um tanto quanto surrada, é verdade). O Gaibin está em condições praticamente perfeitas e é acompanhado do folheto de instruções, um minúsculo catálogo, 3 mísseis (para o canhão disparar) e até mesmo a cartela de adesivos intacta (que provavelmente não irei colar). Tratando-se de um brinquedo de 1985, não há do que reclamar.

Agora vou rumo ao Daileon DX. Esse sim, o meu verdadeiro sonho de consumo. Ah, quanto ao tamanho: o Gaibin Tank tem quase 17cm x 11cm (com o Jet dentro e as brocas recolhidas). Uma última foto para comparação.

Em breve faço um video mostrando a transformação :) Agradecimentos ao Demolution (Sblargh), pois na minha ausência foi ele quem deu o lance. Now lemme get back to work!

10 Comments »

  1. Ci said,

    August 27, 2008 at 6:59 pm

    AHHH! Não acredito!
    Que demais!

    Agora só falta o daileon!!

  2. Gil said,

    August 28, 2008 at 1:10 pm

    Cara… que lokooooooooooo!!! Oo
    Eu tava imaginando um brinquedo de pelo menos 30cm. Mas 17cm??? Ahhh.. não acredito!!! Viva nossos amigos do outro lado do mundo!!!

    Bela compra!
    Abraço

  3. BP said,

    August 28, 2008 at 6:23 pm

    :~

    É muito bacana! E realmente, com tantas partes móveis eu também achei que ele fosse maior e mais “tosco”. O peso é que impressiona.

    Viva os japas! E rumo ao Daileon!

  4. Tokuanalytics said,

    November 21, 2010 at 4:52 pm

    Qual o problema de colar os adesivos?
    Quanto custou esse brinquedo?
    Abraços

  5. BP said,

    November 23, 2010 at 9:28 pm

    Para colecionadores o brinquedo vale mais se os adesivos originais não foram colados (mas que fiquem guardados na cartela). Eu não sou colecionador a esse ponto, mas deixei os adesivos lá, quietinhos, até porque alguns deles são meio feiosos.

    O valor do Gaibin Tank não foi mais do que 120 dólares. Ja faz um bom tempo desde a compra, então posso estar meio enganado. Nunca mais vi Daileons a venda no eBay, mas dois Gaibins apareceram alguns meses atrás. O jeito é ficar de olho lá!

    Abraço!

  6. Robson said,

    April 16, 2011 at 1:27 am

    Tudo bom, pra você que gosta do Daileon tenho uma surpresa, um que eu mesmo fiz todo em papel e massa epóxi e totalmente transformável, visite o meu vídeo no you tube e me dê um voto, o título do vídeo é DAILEON DE PAPEL e o endereço do vídeo é ( http://www.youtube.com/watch?v=o8msUUQODiL ).
    Valeu !

  7. BP said,

    April 16, 2011 at 6:26 pm

    Robson, isso que você fez é de cair o queixo!

    Você DEVE fazer um vídeo com resolução maior, e se possível postar fotos dos detalhes! Papercraft eu já tinha visto, agora Papercraft que se transforma, isso é demais!

    Parabéns mesmo! Eu to olhando aqui o meu Daileon, e o seu até tem detalhes mais corretos (inclusive algumas proporções, como a da cabeça e peito). Seria sensacional compará-los lado a lado!

  8. Robson said,

    April 22, 2011 at 3:23 pm

    Olá campeão, tudo bem? estou mandando esta mensagem para dizer que postei um outro vídeo no you tube com o Daileon, o título é simples : daileon de papel ( vídeo 02 ) e de sua opinião, pra mim é importante a opinião de pessoas entendidas.
    Um grande abraço.

  9. Jonas Rodrigues said,

    August 14, 2013 at 11:33 pm

    Eu também tenho a coleção, simplesmente fantástico! Onde conseguiu o CD?

  10. BP said,

    August 14, 2013 at 11:47 pm

    Olá!

    O CD eu encontrei à venda na AMAZON.com, isso em 2006.

Leave a Comment