10.03.08

We are Robot Jox!

Posted in Cinema & TV, Games at 1:38 am by BP

Esses dias eu estava deitado quando lembrei de One Must Fall 2097, jogo de computador lançado em 1994 e que compramos via fax-modem no 386 que tínhamos. Foi nossa primeira compra “on-line” internacional, sendo feita através de um formulário preenchido e enviado no ambiente MS-DOS (eu jurava que não ia chegar, mas meu pai me garantiu que ia dar certo… e deu). É um dos melhores jogos de luta para PC de todos os tempos (basta ver as críticas), onde robôs gigantes se digladiam em diversas arenas - cada uma com suas armadilhas. Também foi um dos primeiros sucessos da Epic Megagames, hoje conhecida pela série Unreal e o super popular Gears of War.

Anyway, indo direto ao assunto: lembrando de OMF 2097 veio um flash à minha cabeça de um filme obscuro que eu havia visto na minha infância, e que desde então permaneceu adormecido em alguma região do meu cérebro. O tema: lutas entre robôs gigantes. Lembrei do formato de um dos robôs, meio aracnídeo, mas não consegui lembrar do nome do filme por mais que eu tentasse.

Perguntei ao Ceno na esperança de que ele já tivesse assistido, mas ele também desconhecia. Foi então que com uma rápida pesquisa no Google (robot + arena + gladiators + 80′s movie) ele conseguiu trazer o nome do fundo do baú: Robot Jox (aqui ficou desconhecido como Os Gladiadores do Futuro).

Filme low-budget e “cheese” lançado em 1990, mas com efeitos legais o suficiente para uma criança de 7 anos lembrar dele após outros 18 anos (assista o trailer). Pelo que vi o filme não saiu em DVD nas terras tupiniquins, o que me obrigou a apelar para a Internet. Lá fui eu, menos de 15 minutos após a descoberta, começar o download de mais um pacote de lembranças da minha infância.

Registro aqui mais esse post de cultura cinematográfica B com gostinho especial de nostalgia. Poucos se lembrarão do filme, porém cedo ou tarde alguém vai pesquisar e vai acabar tropeçando nesta página. Que mais uma lembrança seja revivida.

10 Comments »

  1. Ceno said,

    October 3, 2008 at 12:43 pm

    Hahahah, só você mesmo pra desenterrar coisas oitentistas sobre robôs. Época muito boa essa. Acho que o grande motivador de tantos filmes de ficção científica tenha sido a saga star wars.Mesmo a quantidade de efeitos especiais muitas vezes mal feitos eram o suficiente pra impressionar a molecada. :)

  2. MattTrakker said,

    November 17, 2008 at 3:36 pm

    Opa, que bom que alguem além de mim lembra desse filme !!! :-) A uns dois anos atrás estava em um locadora perto da minha casa, quando encontrei esse filme em VHS, claro que aluguei e foi a maior alegria. Como não encontrei ele de jeito nenhum em DVD, resolvi voltar na locadora para pegar a fita e copiar ou transformer em DVD. Mais adivinha, o cara tinha de desfeito de todos os VHS e passou a alugar só DVD.
    Vc conseguiu ele no formato DVD ??? A qualidade está boa ??? Muito legal o seu blog, um dos produtos que pretendo comprar para a minha coleção é o Dragão da Estrela. Já consegui o Ponte Car da Estrela, Animal Blazer da Glasslite e Mutant Master da Glasslite, além de vários outros brinquedos dos anos 80 que eu tenho.

  3. BP said,

    November 17, 2008 at 6:37 pm

    Opa amigo, tudo bem? Que bom que esse meu post “já deu resultado” :) Eu consegui o torrent de uma versão rippada do DVD (entra no site IsoHunt.com e faça uma procura por “Robot Jox”). Apesar de parecer não ter nenhum seed, o download acabou sendo bem rápido.

    Cara, vi suas fotos no Flickr! Sensacional sua coleção de brinquedos. O Animal Blazer e Ponte Car eu nem lembrava mais! Muito bom!

  4. Paulo Cezar Ribeiro said,

    November 14, 2010 at 9:18 am

    Caraca!!! Eu tenho uma história idêntica à sua!!!

    Assisti esse filme quando eu tinha uns 4 ou 5 anos, mas nunca soube seu nome… a cena da luta final ficou na minha cabeça por anos… já que gosto de robôs e coisas dos anos 80!

    Tentei procurar na internet uns tempos atrás mas não encontrei nada. Até que uns dias atrás eu “tropeçei” nesse filme no YOUTUBE. O filme está postado lá por completo… baixei e relembrei um clássico da minha infância!

    Parabénz pela matéria!!!

  5. flavio miranda said,

    November 15, 2012 at 11:41 am

    esse filme robotjox muito raro acredito que passou apenas uma vez na sessão da tarde, também não lembrava do nome desse filme, apenas lembro da sena em que o robo branco se lascou e o piloto juntou uns fios na mão desse robo e atingiu o outro robo preto, muito bom

  6. gutohamu said,

    November 29, 2012 at 3:49 pm

    Cara, muito legal esse filme! Estou na mesma situação do colega Paulo Cezar Ribeiro said. Fiquei com esse filme na cabeça muitos anos, e nunca me lembrava do nome dele. Hoje me lembrei dele e resolvi procurar. Até que enfim encontrei. Quero uma oportunidade de ve-lo novamente! Tem uma cena que sempre me lembro. Quando a mão do robô preto sai! hahahaha

    Muito massa

  7. BP said,

    November 30, 2012 at 10:38 pm

    Que bacana saber que esse tópico continua rendendo boas lembranças! Sejam bem-vindos!

  8. ruben andre said,

    September 23, 2015 at 9:53 pm

    nunca tinha visto esse filme, não sei como descobri este post, mas td bem,

  9. Valdir Pereira said,

    September 1, 2017 at 4:09 am

    Achei incríve!

    Cara eu tava lembrando desse filme, pois tava pesquisando sobre outro, o homem lagosta de marte, e me veio a lembrança desse também, eu nunca assisti esse completo, lembro que era pequeno e tinha visto o finzinho dele na bandeirantes ou manchete, não vou lembrar, eu só vi o fim pois era o horário que acabava a novela e minha irmã me deixava ver alguma coisa na tv, mas agora pesquisando e de repente aparece essa pagina. Foi muita emoção, sempre gostei de filmes B, principalmente os dos anos 80 e 90, acho que o improviso só agrega valor a obra.

    Só lembrava mesmo bem da cena do cara mexendo nos fios da mão caida do robo preto pra acertar ele.

    Obrigado por me ajudar a restaurar esse pedacinho de minha infância mas que me marcou profundamente, tanto que encontrei essa pagina.

  10. BP said,

    September 1, 2017 at 9:12 am

    Fico feliz em ter restaurado essa memória. Esse filme ainda tem duas continuações indiretas, mas muito muito ruins. Obrigado pela visita.

Leave a Comment