10.22.10

Rack Home Theater

Posted in Cinema & TV at 4:27 pm by BP

A casa dos meus pais tem passado por algumas mudanças neste final de ano, fruto dos meus avós vindo morar conosco. Para dar a eles um pouco mais de privacidade e tranquilidade, planejei a mudança da nossa antiga sala de TV para a pouco usada sala de visitas, onde poderíamos continuar com nossas sessões de cinema-em-casa sem atrapalhar os nossos “novos vizinhos”.

Foi o momento certo para realizar o meu desejo de uma TV LCD maior, porém também seria necessário um novo móvel para comportá-la. Reinstalei o Google Sketch Up e comecei a montar novas possibilidades.

Graças a esse excelente tópico no HT Forum, colhi algumas ideias, as quais resultaram no primeiro esboço. Partindo para o conceito de “utilidade acima do design” (algo um tanto controverso pra um publicitário), esse apresenta espaço para 3 aparelhos horizontais, 4 cômodos (2 deles para serem preenchidos com o PS3 e também o subwoofer) e 4 gavetas. As placas do painel são separadas para dar um visual mais curioso e moderno.

E por falar em curioso, algo muito interessante que observei em um dos projetos foi um fundo falso com tampão (pontilhado azul) para acomodar todos os fios de forma organizada discreta, deixando expostos apenas os fios que realmente precisam sair do móvel. O lado bom disso é que o grande caos de fios pega menos poeira e também não fica raspando e sujando a parede.

Apresentei o projeto a um marceneiro, que por sua vez me deu algumas sugestões em relação ao design. Primeiro: engrossar a madeira que separa os 3 espaços horizontais, dando mais robustez. Ele também sugeriu que as gavetas fossem removidas para dar um visual mais limpo e moderno – algo que acabei levando em consideração nos meus novos esboços. Também escolhi as cores para o balcão e aceitei a sugestão de fazer pequenos detalhes com a mesma textura que seria utilizada no painel. Voltei para o Sketch Up e acabei com várias possibilidades.

Opções simétricas, assimétricas, com e sem gavetas, enfim… há quem diga que a informática só complicou a vida, mas este é um belo caso onde ela me ajudou de forma inestimável. Dos exemplos acima escolhi a última opção.

Passou-se exatamente um mês, e tenho o prazer de mostrar-lhes como ficou o resultado final. Primeiro, uma foto frontal sem os equipamentos montados.

O buraco no painel serve para os fios da TV, que passam por trás do mesmo e descem pelo centro até o rack. O material escolhido para o painel tem aparência rústica, com rachaduras, manchas e outras imperfeições que parecem reais.

A seguir o detalhe do “fundo falso”. Os únicos fios que saem do rack são para a TV, para as caixas de som e apenas um fio de força (no fundo falso existe uma régua de energia conectando os demais aparelhos).

Os pistões instalados no tampão garantem facilidade tanto para abrir quanto para fechar: mesmo que você solte o tampão ao abrir, ele desce lentamente, e para erguê-lo o esforço é mínimo. Foi um capricho do marceneiro que me surpreendeu bastante.

Ao final da noite, após carregar móveis e sofás pra cá e pra lá e de realizar uma rápida decoração, o resultado final ficou assim (clique na imagem para ver maior):

Futuramente pode ser que eu pinte a parede para destacar mais o painel. Também não coloquei uma foto da sala inteira pois alguns móveis ainda serão ajeitados (assim como quadros), mas creio que já deu para ter uma ideia de como ficou.

Bom, mais satisfatório do que comprar uma TV maior, é planejar seu próprio móvel para ela :) E que venham os blurays.

12 Comments »

  1. Cilla said,

    October 25, 2010 at 5:31 pm

    BP designer de interiores!

  2. BP said,

    October 26, 2010 at 7:57 am

    Hahahaha. Não machucaria surgir uns bicos projetando móveis, né? :)

  3. nariga said,

    November 2, 2010 at 9:22 pm

    paguei um pau! parabéns! =D

  4. Carla Prado said,

    December 2, 2010 at 3:21 pm

    Olá, nossa eu sou estudante de design de interiores e pesquisando sobre encontrei o fórum e seu site e achei demais! Parabéns, realmente ficou profissional demais! É isso aí!!!

  5. BP said,

    December 2, 2010 at 3:47 pm

    Carla, boa tarde. Tudo bem?

    Que bom receber os elogios de alguém que está fazendo design de interiores, afinal essa não é exatamente minha praia. Uma foto da sala pode ser vista no meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/bplol/5208044466/

    Provavelmente eu feri algumas regras colocando aqueles posteres num sala com aspecto tão classudo, mas eu realmente não resisti a tentação :)

  6. paulo roberto said,

    September 14, 2011 at 11:13 am

    amigo, ficou muito bom, estou construindo e quero minha a sala assim, vc tem as dimensões do rack e painel?

    agradeço

    paulo

  7. christiane said,

    November 11, 2011 at 3:48 pm

    ADOREI O DESING E O ESQUEMA PARA DEIXAR OS FIOS EMBUTIDOS, VOU FAZER UM IGUAL PARA O MEU APT.!

  8. BP said,

    March 3, 2014 at 10:44 am

    Para quem interessar: o rack tem 60 cm de altura (contando do chão até o topo, considerando inclusive rodinhas), 2 metros de largura e 60 cm de profundidade. A altura interna dos nichos é de 47 cm (eles tem 30 cm de largura).

  9. Geógenes de Freitas said,

    July 18, 2014 at 11:25 pm

    BP, boa noite, após passar horas na net enfim encontro um Rack que foi perfeitamente pensado e concebido, parabéns por seu talento que reflete a sua qualidade como pessoa, empenho e dedicação!
    Poderia informar qual a altura do chão para o rack e a espessura da madeira que separa os 3 espaços horizontais? Sem mais, fico no aguardo de respostas, amigo.

  10. Geógenes de Freitas said,

    July 18, 2014 at 11:54 pm

    BP, só formulando melhor minha pergunta: Qual a distância do chão para a parte de baixo do rack(as rodinhas aumentaram quantos cm no rack)?

  11. Ismael said,

    March 20, 2015 at 10:40 pm

    Cara, muito bom esse seu projeto, só por curiosidade, qual foi o valor dele?

  12. BP said,

    April 15, 2015 at 9:48 am

    Amigos, desculpe pela demora na resposta.

    Geógenes: o rack fica a 4 dedos de distância do solo (pois é, estava sem uma régua medir na hora). Dá aproximadamente 7 cm.

    Ismael: eu não me recordo o valor que paguei na época. Como estou indo para o meu próprio apartamento, pedi um orçamento desse mesmo rack, porém com medidas um pouco menores e sem o tampão trazeiro. O mesmo marceneiro está me cobrando R$ 1.000,oo por ele.

    O projeto que está no blog tem 2m de largura, 60 cm de profundidade e 56cm de altura (considerar mais 7cm de rodinhas).

Leave a Comment