Coloque mais cor no seu mundo: use um polarizador

Hoje chegou o polarizador circular que irei usar na minha 70-200mm. Minha experiência com um filtro polarizador foi na Pro1, e desde o primeiro momento eu sabia que nunca mais sairia em um dia de sol sem ele. Após ter entrado para o mundo dSLR eu não havia comprado ainda polarizadores para minhas lentes, porém após ter ido no zoológico num dia de sol eu senti muita falta. O luz forte do sol muitas vezes acaba deixando as cores meio lavadas, e o polarizador resolve justamente isso (alguns exemplos abaixo: foto sem polarizador/com polarizador).

Filtro Polarizador

Ele é um desses filtros mágicos. A explicação científica vocês podem ver no Wikipedia, mas a curto prazo basta dizer que se usado da forma correta ele satura as cores (deixa o céu azul, faz as folhagens mais vivas) e pode até mesmo tirar o reflexo em superfícies não metálicas (como vidros e água). É um desses filtros que você não consegue imitar no Photoshop (você pode até escurecer o céu e saturar cores, mas eliminar reflexos? nope).

Filtro Polarizador

A única condição para que ele funcione bem é que você esteja “mirando” à 90º do sol. Exemplo: estique seu dedo indicador e o seu dedão, formando um L. Se o seu dedão está apontando para o sol, o seu dedo indicador deve estar apontando para a direção da fotografia.

Filtro Polarizador

Se você gosta de fotografar, mesmo com sua compacta, deveria comprar um adaptador de filtros e um polarizador. É um jeito bem bacana de melhorar suas fotos. No próximo final de semana devo viajar, e como não poderia deixar de ser, estarei colocando o filtro em ação!

1 thought on “Coloque mais cor no seu mundo: use um polarizador

  1. Muito bom, BP! Vou por na minha lista de acessórios para assim que eu tiver qualquer câmera pra chamar de minha! =)

Leave a Comment