02.15.14

The future of law enforcement!

Posted in Toys at 5:01 pm by BP

Já falei aqui sobre como conseguir o Daileon foi a realização de um desejo da minha infância. Também já falei sobre como sempre quis ter uma réplica de um F-14 Tomcat e, depois de adulto, consegui realizar. Pois bem, realizei mais um: ter o meu próprio Enforcement Droid Series 209.

Até o começo dos anos 2000 a única alternativa para quem queria uma réplica decente do Robocop era montar um kit Horizon (lançado em 1989) e torcer para ser bom na pintura metálica. Foi em 2004 que a McFarlane Toys lançou uma action figure fantástica e, pela primeira vez, todos os fãs teriam um Robocop com “verossimilhança” ao filme pronto para exibir e “brincar”. A partir daquele momento iniciou-se uma espera angustiante por uma figura do ED-209 que pudesse fazer companhia ao Robo. Algum tempo se passou e o ED finalmente foi lançado em 2006, porém em escala menor, pela Kotobukiya no Japão. Veio a Hot Toys e no mesmo ano lançou o Robocop e finamente o ED em escala 1/6 – muito maior e mais caro, o ED-209 possuía algumas articulações, mas pecava em alguns detalhes. Passam-se mais alguns anos e a NECA entra no jogo, lançando diversas versões do Robocop  mas sem nunca sugerir um futuro Eddie. Chega 2012 e a Hot Toys, agora muito mais detalhista, anuncia novas versões do Robocop e ED-209 com detalhes incríveis e articulação digna do boneco stop-motion usado no filme. O preço? U$ 299 pelo Robo e U$ 399 pelo Eddie. Apesar do custo proibitivo eu pensei em me programar para comprá-las, mas o bom senso (e o casamento) falou muito mais alto, então simplesmente aceitei que talvez jamais fosse ter um ED-209 para fazer companhia ao Robocop do McFarlane. Foi então que a NECA me surpreendeu. Leia mais clicando abaixo.

Anunciado em fevereiro de 2013, esperado para setembro, adiado para dezembro e lançado em janeiro de 2014, o ED-209 da NECA é a alternativa certa para quem não é capaz de justificar tanta grana em uma action figure (especialmente nós, brasileiros, com o dólar hoje a R$ 2.40). Finalmente meu velho Robocop ganhou companhia, e o trabalho feito pelos escultores da NECA deve ser reconhecido. Trata-se de uma figura que custa U$ 60, mas que traz mais detalhes e articulações que a figura lançada pela Hot Toys em 2006.

A primeira coisa que se nota é o seu tamanho e peso. Eddie tem 20 cm de altura e pode chegar até 23 cm com suas pernas estendidas. Você não leu errado: trata-se da primeira action figure do ED-209 que possui a extensão das pernas. Existem ainda articulações em diversos outros pontos permitindo uma maior variedade de poses. A única articulação característica do personagem que ficou faltando foi a dos pés e dedos. Uma pena, mas que de nenhuma forma tira o mérito da figura. A plataforma de mísseis presente no “braço” direito pode ser deslizada para cima em posição de lançamento – algo presente no filme.

No que diz respeito ao acabamento, a NECA teve o cuidado de adicionar pequenos detalhes que trazem a figura à vida: o ED está repleto de pequenos símbolos de atenção (Warning, Danger etc), fios e cabos esculpidos e pintados. O grande domo recebeu uma acabamento texturizado fantástico, extremamente convincente e de acordo com aquilo que vemos na tela. Na verdade, sendo fã do filme de 1987 e do conceito irônico design-over-substance aplicado no ED, não consigo detectar nenhuma grande discrepância entre os detalhes presentes na figura e aquilo que vemos no filme.

De forma geral a figura possui qualidade e robustez, mas ainda assim é possível notar um ou dois pontos onde a pintura da minha peça falhou e percebe-se que não se trata de um brinquedo para ser estressado: em menos de 5 minutos após tirá-lo da caixa a “cabeça” se descolou do torso, exatamente como visto aqui. Facilmente resolvido com cola, este é um problema que eu não deveria ter. Todo cuidado nunca é demais.

ED possui ainda 5 “falas” que podem ser acionadas por um botão escondido no lado direito da sua cabeça – são sons capturados direto do filme e sem grande qualidade, porém eu estaria mentindo se dissesse que eles não acrescentam ao fator diversão.

A caixa onde veio possui acabamento fosco e “papelão” de altíssima gramatura, sendo ornamentada por uma ilustração do artista Jason Edmiston que se encaixa perfeitamente aos brinquedos da década de 80. Me lembrou muito o estilo das antigas caixas de Comandos em Ação, com os veículos desenhados na tampa. É realmente bela, e também grande, medindo 25x25x22 cm.

ED-209 vs Robocop

Embora seja contra o conturbado remake de Robocop, não há dúvidas de que a produção do novo filme é responsável pela atenção que o material original ganhou nos últimos anos. ED-209, da NECA, é fruto dessa nova onda, e fico feliz por finalmente ter em minha estante o droid de pacificação urbana.

Leave a Comment