05.17.14

Canon LP-E6: Baterial Falsa vs Original

Posted in Fotografia at 1:05 pm by BP

Recentemente resolvi comprar uma nova LP-E6, mas já li muitas histórias em fóruns a respeito de baterias que se parecem, são vendidas como originais, e inundam o eBay (e também nosso Mercado Livre). Como se trata de um acessório bastante comum, utilizado em diversos modelos da Canon (5D, 6D, 7D, 70D, 60D…), resolvi compartilhar as informações que encontrei a respeito do assunto. Clique abaixo para ler mais.

Como o problema não é meramente local, a própria Canon possui sites que mostram diferenças entre o produto original e o “counterfeit” (veja aqui e aqui), começando pela identificação do seu holograma original.

Acontece que existem diversas variações tanto do produto original, quanto de versões falsificadas. Resolvi, então, classificar os principais indícios começando pela embalagem. A LP-E6 pode ser vendida tanto em caixas como em blisters (comuns nos EUA e consequentemente no Brasil)

No caso dos blisters, fique atento para o holograma original e a cópia falsa, que não reflete os mesmos tons. Também vale ressaltar que o blister original é lacrado, não há como remover a bateria da embalagem sem violar o lacre, enquanto que no produto falsificado o plástico do blister é solto, podendo ser removido facilmente.

Toda LP-E6 vem com uma “tampa” para guardá-la quando não estiver sendo usada. A cor dessa tampa difere bastante: a original possui tom mais amarelado enquanto as falsas são mais alaranjadas/desbotadas.

Quando chegamos na bateria, as diferenças ficam um pouco mais difíceis de serem percebidas sem ter o produto original ao lado. Acima (clique na imagem para ver maior), uma comparação bem acirrada entre um modelo original e outro falso, que copiou até mesmo o “date stamp” (o número gravado em baixo relevo na estampa prata). As principais diferenças estão apontadas na bateria falsa, e são em sua maioria detalhes no acabamento plástico.

Na parte de cima, as baterias diferem um pouco na textura (difícil de mostrar na foto), mas certamente o que chama mais a atenção é que no caso falso o logo da Canon parece mais “bold”, enquanto que na original o logo é mais fino.

Vale ressaltar também algumas características que não necessariamente apontam para o fato de uma LP-E6 ser falsa. Entre elas:

- Made In China: alguns posts que encontrei em fóruns gringos dizem que a Canon abriu uma linha de produção na China que também produz essa bateria, portanto é natural encontrar baterias produzidas tanto no Japão quanto na China. Minha 6D (produzida no Japão) veio com uma LP-E6 produzida na China.

-  Rótulos diferentes: algumas LP-E6 possuem rótulos diferentes, sendo que modelos mais antigos não possuem nem mesmo o date-stamp (número em baixo relevo no meio do rótulo).

- Serial com 7 números: uma característica da LP-E6 é que ela é reconhecida pela câmera e pode ter seu número serial cadastrado. A maioria das baterias tem um número com 8 dígitos, mas já há registros de modelos vindo com números que contém apenas 7 dígitos.

Por enquanto é só. Espero ter ajudado!

Leave a Comment